"Os que não encontram tempo para o exercício, terão de encontrar tempo para as doenças" Edward Derby

sábado, 13 de dezembro de 2008

Atletismo

As actividades atléticas e os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C.
Pode-se dizer que a história do atletismo é a história do Homem. A corrida, o salto e o lançamento eram os meios utilizados para se deslocarem e estarem em contacto com a natureza. A corrida para perseguir a caça ou fugir dela, o salto para ultrapassar os obstáculos da vida selvagem e o lançamento para atirar os instrumentos de caça.
Mais tarde apareceram as competições, umas religiosas, para agradar os deuses, outras como forma de homenagear os heróis mortos e outras como preparação para a guerra.
Na Grécia antiga as provas realizavam-se num estádio em forma de "U", que tinha em cada topo uma coluna. Estas duas colunas estavam separadas por 192,27m e as várias provas de corrida realizavam-se à sua volta.
Em 393, o Imperador Theodosius proibiu estas competições, que estiveram interrompidas durante aproximadamente 1503 anos.
O atletismo moderno ressurgiu no século XIX (Inglaterra), e foi ganhando mais popularidade. Em 1896 doze países disputaram em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, a pedido de Pierre Coubertin, a quem se chamou "pai do Jogos Olímpicos".

Sem comentários: